Home » , , , , , » Harley Davidson - Modelo 5d nasce um mito

Harley Davidson - Modelo 5d nasce um mito

Postado Por: Fábio As sexta-feira, 13 de setembro de 2013 | 12:47




















Depois que os fundadores da empresa Harley e Davidson se concentraram nos primeiros anos no modelo de um cilindro, surgiu gradativamente o desejo de maior potencia. Obter maior cilindrada e potencia de um cilindro é, com efeito, uma possibilidade, que, no entanto, abriga problemas e riscos. A concorrente Indian já, desde algum tempo, se empenhara na técnica dos dois cilindros, portanto, era uma conclusão logica seguir por esse caminho. Já em 1905, a Indian chegou ao mercado com um maquina da qual também derivam motores de corrida e o bom desempenho em corridas de longa distancia já, naquela época, era um fator decisivo para o sucesso de vendas de uma motocicleta. Não se deve esquecer que , naquele tempo, pilotar uma motocicleta não era nenhum hobby, mas que a moto era um valioso veiculo de locomoção que, antes de mais nada devia ser confiável, e na medida do possível, confortável. Assim se iniciou o desenvolvimento do motor que se transformaria em lenda na harley Davidson: o V-Twin de 45°. Na, mais uma vez, aplicada oficina da Harley Davison surgiu então em 1909, o motor que iria revolucionar a historia da empresa. O motor não era, naturalmente, um novo desenvolvimento completo e os engenheiros também não sabiam naquele momento o que haviam alcançado com sua construção.


                Mas eles tinham a tarefa de desenvolver uma maquina forte e confiável para os seus modelos, razão pela qual recorreram a componentes já aprovados. O motor deveria ampliar e consolidar o sucesso da marca o que, como sabemos, foi duradouramente alcançado. Ele tornou a Harley Davidson  a fabricante mais bem sucedida dos EUA. E deixou para trás a Indian, a Excelsior e todas as outras. Os componentes escolhidos do V-Twin eram,  em parte já exaustivamente provados e, assim todos estavam confiantes em que o desenvolvimento viria a ser um sucesso técnico. O eixo de transmissão e o pistão provinham de modelos de um modelos de um cilindro. Foi acrescentado um virabrequim, através do qual os dois eixos se conectavam com uma cruzeta e estava pronto o v2. Não de todo. Foi adaptada uma carcaça maior para o pistão e a estrutura foi fortificada. O carburador era um schebler, hoje um tanto aparente demais, que já nos outros modelos prestava bons serviços. Uma ignição magnética Bosch infamava a mistura, expelindo-a novamente par o ar livre através do lendário escapamento de abas. Naturalmente, sem qualquer efeito de abafamento do ruído.


Os cilindros e cabeçotes aletados horizontalmente com a válvula de admissão automática também foram retomados no essencial. O problema estava na chamada válvula de exaustão, pois a mesma não funcionava mais livremente com as condições de pressão diferente reinados na carcaça aumentada dos eixos. O motor, que, enquanto isso, dividia exatas 50 polegadas cubicas entre os dois cilindros, tinha, de qualquer modo, cerca de 7 hp e levava a 5d a mais de 70km/h. ao todo, foram produzias somente 27 veículos do modelo. O motivo principal foram os problemas com o motor, que pegava com dificuldades, era ruidoso e, assim, não correspondia aos requisitos da filosofia Harley e Davidson. Desse modo era incontornável um aperfeiçoamento. Além disso, a propulsão da moto não correspondera a maior potencia do motor, porque a correia de transmissão, que ainda não possuía nenhuma regulagem, escorregava. O quadro da motocicleta, de acordo com a disponibilidade da época, era apresentado com estrutura rígida de aço, completada por duas rodas enormes de 28 polegadas. A propulsão servia-se de uma correia guiada por uma polia montada sobre o aro. Freava-se somente a roda traseira por meio do chamado freio de curso livre.

Na frente, já havia sido montado um sistema de molejo que funcionava por meio de um garfo oscilante com molas duplas. Pode-se encara-lo como um percursor do garfo amortecedor.  Sobre o quadro tubular achava-se montado um tanque de dois litros, que tinha duas funções: um lado do tanque funcionava como o tanque de óleo para o motor e, o outro lado, como o tanque de gasolina convencional. Igualmente no tanque estava montada a devida bomba de óleo manual, que ainda continuaria participando da alimentação de óleo. Assim, no ano de 1909 –no qual de resto também foi fundado o FBI- apesar de um insucesso inicial começou uma historia de sucessos em todo o mundo. Quem já manejou um motor Harley e Davidson ira compreender por que justamente esse motor entrou para a historia. O som e as vibrações inconfundíveis, que não são considerados como incomodo, mas como “Cult”, são uma experiência prazerosa que mal se descrever.





Dados Técnicos Modelo 5D 1909

Chassi: Quadro tubular de aço polido, rígido
Garfo: Oscilante com duas molas
Motor: Cilindro único refrigerado a ar, IOE admissão sobre exaustão com válvula de aspiração, transmissão por correia de couro, ignição a magneto.
Cilindros: 1
Deslocamento: 30,17 polegadas cubicas
Potencia: Aproximadamente  7 hp

Ano de construção: 1909-1910

Escrito por: Fabio Santos

Compartilhe este artigo: :

0 comentários:

Postar um comentário



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2013. Artigonando
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger