Harley-Davidson e o esporte das corridas inimagináveis para muitos. Mas era justamente a marca Harley-Davidson que conquistava quase todos os recordes no inicio do século XX. Tano nas pistas ovais, como em corridas de estrada de curto ou longo percurso ou em corridas de regularidade, a Harley era quase imbatível.
Para isso, eram adaptados componentes de máquinas de uso nas
ruas modificados pelo pilotos, mas os principais sucessos eram alcançados pelos
modelos esporte especialmente desenvolvidos pela companhia. Uma dessas motos
foi a Sport Twin de 1919 que, contrariamente aos modelos conhecidos, dispunha
de um moto boxer, colocado longitudinalmente. Em 1919, revelou-se que a decisão
de continuar construindo máquinas civis durante a guerra estava certa. A popularidade
das V-Twin crescia firmemente e assim era um risco colocar no mercado essa
motocicleta com motor boxer. Nos EUA, a moto foi muito apreciada apenas pelos
pilotos de corrida em relação que às vendas na Inglaterra caminhavam muito
melhor. No ano em que a Sport Twin chegou ao mercado, Bill Ottaway, R. W Enos e
C. C Wilborn reorganizaram a lendária Wrecking Crew da Harley Davidson. A equipe
de corrida consistia de experientes pilotos de pré-guerra e talentos jovens,
que eram instruídos pela Harley e, correspondentemente, também recebiam o
melhor equipamento para suas participações. As corridas de longa distancia e de
regularidade continuavam a ser muito apreciadas.
Cedo, porém, os norte-americanos reconheceram que as pistas
ovais, como as das atuais corridas de NASCAR, são ideias para os espectadores,
que podem avistar a maior parte do percurso. Além das corridas em pistas de
terra, existiam também as chamadas corridas de pista plana, que exigiam o máximo,
tanto por parte das maquinas quanto dos
pilotos. As corridas tinham lugar nos Thunderdromes, também chamados “pistas da
morte”. As pistas ovais de pranchas de
madeira com curvas inclinadas atraiam multidões de espectadores e transformavam
os audaciosos pilotos em heróis. Era lamentável
que repetidamente ocorressem graves acidentais, alguns ate mesmo terminando em
morte, de modo que o esporte foi descontinuado ao final dos anos 1920.
A W Sport Twin, com meros 584 cc, desenvolvia apenas cerca
de 6 hp, as com a consequente construção leve, a motocicleta pesava apenas
120kg e, assim, tornou-se o terror da concorrência. Uma outra vantagem era
o centro de gravidade baixo que foi
alcançado com o modo de construção boxer. A Sport Twin, que na versão de serie
alcançava cerda de 80km/h, chegou ao mercado como uma motocicleta extremamente confiável e de fácil
manutenção. Uma particularidade técnica era, por exemplo, a proteção fechada da
corrente que, justamente nas corridas de longa distancia era responsável por
menor desgaste da motocicleta. O carburador era especialmente protegido contra
poeira, e mesmo os condutores elétricos, estavam escondidos no guidão.
O motor trazia particularidades que só muito mais tarde
seriam introduzidas por outros fabricantes. Assim, por exemplo, todas as válvulas
eram acionadas por uma arvore de comando única, o que diminuía em muito as
massas moveis do motor. Com isso, o motor, naturalmente, alcançava com mais
facilidade a alta rotação, o que significava uma considerável vantagem
justamente na atividade das corridas. A motocicleta era equipada com um cambio
de 3 velocidades, ativado por uma embreagem de pedal e mudança manual. O quadro
tubular simples de aço não possuía nenhuma suspenção atrás e, na frente,
recebeu uma unidade de amortecedor e mola.
O selim com molejo formava com o tanque e o bagageiro uma
unidade precisa, o que já visualmente tornava a motocicleta muito esportiva.
Também na Sport Twin, ate o final da produção no ano de
1923, a frenagem se dava somente atrás. A motocicleta rodava com aros de 26
polegadas, sobre os quais eram montadas pneus de medida 3,00 x 26.
No ano de 1919, o motor só era disponível com ignição magnética.
No ano de produção de 1920, também foi disponibilizada para escolha uma ignição
com instalação elétrica. No entanto, das 9.073 Sport Twin produzidas, apenas 2.569 foram montadas
com instalação elétrica. Visivelmente, um sinal de que a maioria das
motocicletas vendidas estava destinada à utilização elétrica. Visivelmente, um
sinal de que a maioria das motocicletas vendidas estava destinada à utilização
esportiva. A Sport Twin, a um preço de
335 dólares, era um equipamento esportivo para o amador ambicioso, ainda acessível
e, principalmente, muito competitivo, como confirmam muitas vitorias. Além
disso, a motocicleta era de manutenção
muito simples e todas as peças eram facilmente encontradas; uma vantagem
decisiva nas corridas de longa distancia. Assim, por exemplo, o piloto Hap
Scherer venceu com a Harley Davidson a corrida de longa distancia de nova York a
Chicago, de 1.012 milhas, com um novo tempo recorde de 31 horas e 24 minutos. Outros
grandes sucessos de pilotos de Harley Davidson foram duas vitorias na corrida
de 200 milhas de Los Angeles. Também o 2° e o 3° lugares foram conquistados por
pilotos de Harley. Esse domínio se estendia pelo país inteiro e trouxe para a
harley a fama de maquina rápida e muito confiável. Uma grande parte disso,
deveu-se, naturalmente, à equipe da fabrica, a chamada wrecking crew, que mesmo
após o final do envolvimento oficial da fabrica, continuou recebendo apoio da Harley.
Dados Técnicos Sport Twin (1919)
Chassi: Quadro tubular de aço polido rígido.
Garfo: Suspensão retesada, uma mola.
Motor: Boxer de 2 cilindros, refrigerado a ar, posição
longitudinal no quadro, OHV, ignição a magneto, cambio de 3 velocidades,
mudança manual.
Cilindros: 2,180° ângulo dos cilindros
Deslocamento: 35,64 polegadas cubicas
Potência: Cerca de 6hp
Ano de construção: 1919-1923
Escritor por: Fabio Santos
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