Home » , , , » Harley-Davidson - Sport Twin (1919)

Harley-Davidson - Sport Twin (1919)

Postado Por: Fábio As segunda-feira, 16 de dezembro de 2013 | 00:44




















Exótica : A Harley-Davidson abre caminho

Harley-Davidson e o esporte das corridas inimagináveis para muitos. Mas era justamente a marca Harley-Davidson que conquistava quase todos os recordes no inicio do século XX. Tano nas pistas ovais, como em corridas de estrada de curto ou longo percurso ou em corridas de regularidade, a Harley era quase imbatível.

Para isso, eram adaptados componentes de máquinas de uso nas ruas modificados pelo pilotos, mas os principais sucessos eram alcançados pelos modelos esporte especialmente desenvolvidos pela companhia. Uma dessas motos foi a Sport Twin de 1919 que, contrariamente aos modelos conhecidos, dispunha de um moto boxer, colocado longitudinalmente. Em 1919, revelou-se que a decisão de continuar construindo máquinas civis durante a guerra estava certa. A popularidade das V-Twin crescia firmemente e assim era um risco colocar no mercado essa motocicleta com motor boxer. Nos EUA, a moto foi muito apreciada apenas pelos pilotos de corrida em relação que às vendas na Inglaterra caminhavam muito melhor. No ano em que a Sport Twin chegou ao mercado, Bill Ottaway, R. W Enos e C. C Wilborn reorganizaram a lendária Wrecking Crew da Harley Davidson. A equipe de corrida consistia de experientes pilotos de pré-guerra e talentos jovens, que eram instruídos pela Harley e, correspondentemente, também recebiam o melhor equipamento para suas participações. As corridas de longa distancia e de regularidade continuavam a ser muito apreciadas.

Cedo, porém, os norte-americanos reconheceram que as pistas ovais, como as das atuais corridas de NASCAR, são ideias para os espectadores, que podem avistar a maior parte do percurso. Além das corridas em pistas de terra, existiam também as chamadas corridas de pista plana, que exigiam o máximo, tanto  por parte das maquinas quanto dos pilotos. As corridas tinham lugar nos Thunderdromes, também chamados “pistas da morte”.  As pistas ovais de pranchas de madeira com curvas inclinadas atraiam multidões de espectadores e transformavam os audaciosos pilotos em heróis.  Era lamentável que repetidamente ocorressem graves acidentais, alguns ate mesmo terminando em morte, de modo que o esporte foi descontinuado ao final dos anos 1920.

A W Sport Twin, com meros 584 cc, desenvolvia apenas cerca de 6 hp, as com a consequente construção leve, a motocicleta pesava apenas 120kg e, assim, tornou-se o terror da concorrência. Uma outra vantagem era o  centro de gravidade baixo que foi alcançado com o modo de construção boxer. A Sport Twin, que na versão de serie alcançava cerda de 80km/h, chegou ao mercado como  uma motocicleta extremamente confiável e de fácil manutenção. Uma particularidade técnica era, por exemplo, a proteção fechada da corrente que, justamente nas corridas de longa distancia era responsável por menor desgaste da motocicleta. O carburador era especialmente protegido contra poeira, e mesmo os condutores elétricos, estavam escondidos no guidão.

O motor trazia particularidades que só muito mais tarde seriam introduzidas por outros fabricantes. Assim, por exemplo, todas as válvulas eram acionadas por uma arvore de comando única, o que diminuía em muito as massas moveis do motor. Com isso, o motor, naturalmente, alcançava com mais facilidade a alta rotação, o que significava uma considerável vantagem justamente na atividade das corridas. A motocicleta era equipada com um cambio de 3 velocidades, ativado por uma embreagem de pedal e mudança manual. O quadro tubular simples de aço não possuía nenhuma suspenção atrás e, na frente, recebeu uma unidade de amortecedor e mola.

O selim com molejo formava com o tanque e o bagageiro uma unidade precisa, o que já visualmente tornava a motocicleta muito esportiva.
Também na Sport Twin, ate o final da produção no ano de 1923, a frenagem se dava somente atrás. A motocicleta rodava com aros de 26 polegadas, sobre os quais eram montadas pneus de medida 3,00 x 26.
No ano de 1919, o motor só era disponível com ignição magnética. No ano de produção de 1920, também foi disponibilizada para escolha uma ignição com instalação elétrica. No entanto, das 9.073 Sport  Twin produzidas, apenas 2.569 foram montadas com instalação elétrica. Visivelmente, um sinal de que a maioria das motocicletas vendidas estava destinada à utilização elétrica. Visivelmente, um sinal de que a maioria das motocicletas vendidas estava destinada à utilização esportiva. A Sport Twin, a  um preço de 335 dólares, era um equipamento esportivo para o amador ambicioso, ainda acessível e, principalmente, muito competitivo, como confirmam muitas vitorias. Além disso, a motocicleta  era de manutenção muito simples e todas as peças eram facilmente encontradas; uma vantagem decisiva nas corridas de longa distancia. Assim, por exemplo, o piloto Hap Scherer venceu com a Harley Davidson a corrida de longa distancia de nova York a Chicago, de 1.012 milhas, com um novo tempo recorde de 31 horas e 24 minutos. Outros grandes sucessos de pilotos de Harley Davidson foram duas vitorias na corrida de 200 milhas de Los Angeles. Também o 2° e o 3° lugares foram conquistados por pilotos de Harley. Esse domínio se estendia pelo país inteiro e trouxe para a harley a fama de maquina rápida e muito confiável. Uma grande parte disso, deveu-se, naturalmente, à equipe da fabrica, a chamada wrecking crew, que mesmo após o final do envolvimento oficial da fabrica, continuou  recebendo apoio da Harley.

Dados Técnicos Sport Twin (1919)

Chassi: Quadro tubular de aço polido rígido.
Garfo: Suspensão retesada, uma mola.
Motor: Boxer de 2 cilindros, refrigerado a ar, posição longitudinal no quadro, OHV, ignição a magneto, cambio de 3 velocidades, mudança manual.
Cilindros: 2,180° ângulo dos cilindros
Deslocamento: 35,64 polegadas  cubicas
Potência: Cerca de 6hp


Ano de construção: 1919-1923


Escritor por: Fabio Santos

Compartilhe este artigo: :

0 comentários:

Postar um comentário



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2013. Artigonando
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger